Dúvida: O que são as Persistências?
O processo de persistência dos dados é de grande importância para o bom funcionamento do sistema. Através dele mantemos o registro de dados processados pelo sistema e criamos uma segunda camada de proteção garantindo assim uma alta confiabilidade, com isto geramos insumos para análises futuras que possibilitarão tomadas de decisões estratégicas.
A Persistência literalmente tem significado de “Continuar a existir” ou seja, podemos entender o que é persistência de dados como a garantia de que um dado foi salvo e que poderá ser recuperado quando necessário no futuro. Esse conceito existe na computação para referenciar o ato de salvar os dados.
No Handit Planning a persistência dos dados deve ser configurada através do menu Manutenções > Persistências.
Através deste menu podemos também acompanhar o andamento da persistência, pelo Monitor de persistências, visualizar os Log de execução de persistências e criar Grupos de persistências.
Acesso: Manutenções / Persistências
Informações Importantes:
A execução de persistências pode ocasionar lentidão no sistema. A lentidão se estenderá até o término da persistência, neste caso, opte por executar persistências próximo ao horário de intervalo, saída ou em momentos em que não impactará demais usuários que estão utilizando o planning.
Parar uma persistência em andamento pode resultar na perda de dados do cubo no qual está sendo persistido, assim sendo necessário executar uma nova persistência com os mesmos filtros, para que as informações sejam restauradas.
Execução manual de Persistência
Acessando Manutenções > Persistências serão apresentados no canto superior direito quatro opções, a opção usada neste caso será Persistências;
Clicando nela será apresentado a listagem de persistências atualmente cadastradas em sua base de dados, clique sobre o nome da persistência (Normalmente as persistências são cadastradas com o mesmo nome do Cubo que será persistido);
Na tela que será aberta posicione a página em Filtros Globais, clique sobre o filtro a ser aplicado (Geralmente é usado Ano Mês e/ou Cenário), quando é aplicado um filtro, a dimensão ficará em negrito com um “*” ao lado;
Após o filtro ser aplicado clique no botão Executar e em seguida em Executar na tela que abrir.
Assim o processo de persistência será executado de acordo com os filtros informados.
Grupo de Persistências
O grupo de persistência é um processo onde há mais cubos sendo persistidos durante o processamento, sem a necessidade de rodar manualmente cubo por cubo no menu de Persistências. O Processo de filtros e execução são os mesmos utilizados na execução da persistência (descrito acima).
Logs de execução de Persistências
Logs de execução de persistências nos mostra as persistências que foram executadas, sendo possível ver informações como:
Processo: Nome da persistência ou grupo de persistência executada;
Estado: Se a persistência foi finalizada, está em andamento ou ocorreu falha;
Início: Data e Hora que iniciou a execução da persistência;
Fim: Indica o horário em que foi finalizado a execução da persistência;
Duração: Mostra o tempo que levou até que a persistência fosse finalizada.
Monitor de Persistências / Queries
No Monitoramento de Persistências e Queries é possível listar e cancelar as persistências e carregamentos de filtros em visões que estão sendo executadas no momento.
Para cancelar a execução de um destes processos, será necessário clicar sobre o símbolo vermelho localizado abaixo da coluna Ação;